Logo Coisas de Taty
Logo Coisas de Taty

Conheça cada pincel de maquiagem e sua função

Maquiar é uma arte, e assim como toda arte plástica, é cheia de instrumentos para conferir efeitos únicos. Para dominar a arte das makes, é fundamental entender para que serve cada pincel de maquiagem; além de economizar mais nos seus materiais, você cria efeitos mais naturais e genuínos.

Para que você possa fazer makes com resultados incríveis, preparamos esse breve tutorial para introduzir os pincéis mais usados, assim como demonstrar quando e como usar cada um – e algumas diquinhas mais que você vai adorar!

Cada pincel da nécessaire e para que ele serve

  • Pincel de base

O mais tradicional, que sempre está o topo das listas. O pincel de base serve tanto para a base líquida quanto a cremosa. Têm as cerdas mais rígidas e firmes, o que ajuda no controle da aplicação, além de ser mais curta e achatada, tudo para ajudar na precisão.(Leia mais: 

A base costuma ser aquele item que sempre acaba muito antes dos outros; além de usar o pincel adequado, você pode começar aplicando a base em um círculo no centro da superfície da área, aí basta ir movimentando do centro para fora e de cima para baixo até tudo ficar bem homogêneo, assim você consegue evitar partes com excesso e irregularidades na aplicação.

  • Pincel para pó

Mais suave, maleável e com uma superfície maior, o pincel para pó é bastante flexível para você conseguir remover qualquer excesso de .

Dependendo do seu tipo de pele e da aplicação da base, alguns acúmulos podem ficar incrustados de forma mais profunda; se sentir que alguma parte não ficou ok, basta dar uma batidinha com o dedo e espalhar de novo o volume.

  • Blush

O Blush Já conta com dois tipos básicos de pincéis: os de ponta arredondada, para uma aplicação mais comum e concêntrica, e o chanfrado, formato de ponta que, no geral, oferece mais modelagem, com capacidade para diferentes padrões de aplicação – afinal, iluminador e bronzeador também exigem técnicas variadas.

Para não desperdiçar produto, em vez de limpar o excesso na mesma área de aplicação, dê uma passada suave para realçar as laterais do nariz e a linha da mandíbula.

  • Pincel para a boca

Para aplicações mais preenchidas nos lábios, possibilitam uma modelagem muito melhor, pois é bastante fino mas alongado; você distribui o batom com o pincel deitado e contorna e preenche com ele em pé. Ideal para aplicar gloss e contornos no lábio.

  • Pincel de esfumar

O pincel de sombra ou esfumador é suave e arredondado, ideal tanto para preencher a superfície das pálpebras quanto para completar a concavidade entre olhos e o osso da linha da sobrancelha, o comprimento das cerdas costuma variar bastante, oferecendo diferentes efeitos.

  • Pincel Duo Fiber

É o mais versátil e indispensável nas nécessaires; usado para aplicar tanto o pó quanto a base, suas cerdas são graduadas, o que garante mais fixação e suavização sem o risco de remover ou borrar.

  • Pincel chanfrado

O formato chanfrado, como mencionado, favorece uma modelagem maior; os mais finos servem para aplicar delineador em gel com precisão e desenhar as sobrancelhas, por exemplo; no geral, o formato é ótimo para contornos. 

  • O pincel Mini-leque (ou fan)

É um finalizador, serve para remover os excessos das demais maquiagens, especialmente do pó que se incrusta e da sombra que cai da pálpebra sobre o cílio.Também pode ser usado para aplicações em áreas menos regulares, como o osso da maçã do rosto.

  • Pincel Kabuki

Também é um aplicador de pó, mas sua diferença é o formato das cerdas, mais compacto e firme, para que aplicações mais carregadas consigam ter uma grande uniformidade. Kabuki se refere ao antigo teatro japonês, onde as personagens aplicavam pó branco por todo o rosto.

Passando o finalizador

Sentiu o nível artístico e técnico de se fazer makeups? Agora que aprendeu um pouco mais de para que serve cada pincel de maquiagem, já está se sentindo um pouco mais artista? 

Você pode começar com um número reduzido de pincéis e ir ampliando seu arsenal conforme pega confiança. Pense em cada superfície diferente de aplicação: partes mais suaves, como as maçãs do rosto, mais rígidas, com o desenho T (testa, nariz, mandíbula) e superfícies suaves e sensíveis, como a das pálpebras e boca.

Pense também nos tipos diferentes de composições, líquido, pó, cremoso.

Com um pincel de pó, delineação, base, sombra e corretivo você estará pronta. O Duo Fiber, por exemplo, pode se antecipar para aplicar o pó, o corretivo e até a base, com um pincel fino redondo ou chanfrado, você consegue cuidar dos lábios e dos contornos.

Dá para improvisar aos poucos, desde que mantenha todos os itens bem higienizados. Se fizer maquiagens mais pesadas, considere um pincel mini-leque para remover os excessos e aplicar um brilho mais suave. 

https://www.instagram.com/tv/CA5fZDija-8/

Amou as dicas? Quer começar a montar sua nécessaire? A Coisas de Taty tem tudo o que você precisa para se munir para as makes, além de encontrar mais dicas de sobrevivência de makes aqui no nosso blog, é só se inscrever e receber os conteúdos assim que forem postados, segue o nosso iGTV também!

coisasdetaty

Deixe um comentário