Logo Coisas de Taty
Logo Coisas de Taty

Como cuidar da pele oleosa no dia a dia? Dicas infalíveis!

Muita gente vive falando de “pele perfeita” como se existisse apenas um tipo X e que acontece do mesmo jeito para todo mundo. Não mesmo! Cada pessoa nasce com uma carga genética que ajuda a determinar o tipo da sua pele e, por mais que haja muitos cuidados especiais que ajudam a ficar com textura, brilho e umidades ideais, cada pele reage de um jeito e precisa de um tipo de cuidado.

E você sabia que a pele oleosa é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras? Pois é, mas sem drama! Hoje vou te ensinar sobre cuidados com a pele oleosa para você nunca mais sofrer com isso. Exige uma certa disciplina, mas os resultados vão valer a pena!

Afinal, o que é a pele oleosa?

A pele é o maior órgão do nosso corpo, e por ser o mais exposto, corre uma série de riscos; com a poluição, a luz solar, diversas substâncias e, mais do que isso, a pele também é especialmente sensível aos nossos hormônios e a saúde como um todo.

Basta lembrar da sua adolescência, em que a produção hormonal dá um boom e a testosterona e progesterona ficam desreguladas. Você não passou por uma fase de oleosidade enorme da pele, que deu em um monte de espinhas? 

E, por outro lado, saiba que ao passar da menopausa e mais tarde, ao entrar na terceira idade, a tendência é que sua pele fique mais ressecada, mas nesse caso, especialmente pelo trabalho mais lento do organismo. 

Cada corpo trabalha de um jeito e é especial, e não é nada incomum que mesmo após a adolescência seu corpo continue tendo alguns problemas relacionados à regulação hormonal.

A pele oleosa é caracterizada especialmente pela dilatação dos poros. Por serem mais abertos que o comum, ficam mais sensíveis à ação de todos os agentes que já citamos, e mais do que isso, ficam sensíveis à certos veículos de cosméticos (vamos falar disso mais pra frente). 

Com os poros mais abertos, a tendência é que a produção de óleo seja maior. Porque toda pele produz óleo naturalmente, como meio de cuidar da superfície, mas essa produção excessiva acaba entupindo os poros, e o excesso de óleo sobre a pele é o ambiente perfeito para o nascimento das temidas espinhas e cravos.

O excesso de óleo também costuma dar um tom muito brilhoso à pele e uma textura um pouco viscosa, pegajosa, a dilatação dos poros acaba ficando muito visível e irregular. Infelizmente a oleosidade é fácil de ser percebida, e muito incômoda.

Os cuidados com a pele oleosa são muitos, mas é possível ter uma pele saudável e livre dos efeitos indesejados, desde que você se comprometa com alguns cuidados essenciais, é uma troca justa para você? Então vamos lá!

Cuidados com a pele oleosa: confira!

Se sua pele produz muito óleo, é natural pensar que com produtos adstringentes você vai lá, abusa na fricção, irrita os poros até tirar todo o óleo e vive feliz para sempre! Negativo! Assim você só antecipa o efeito rebote!

https://www.instagram.com/tv/CCl4gFTj0vH/

Pense que seu corpo é uma máquina operante, e o óleo é importante para proteger a superfície da pele. Quando o corpo perceber que a superfície está seca, vai produzir mais óleo de uma única vez e aumentar a tendência da oleosidade!

A tentação parece grande em usar táticas mais radicais e fazer tudo de uma vez, mas não adianta: esse cuidado deve ser diário.

O que ajuda e o que atrapalha a pele oleosa

Bem, melhor começarmos pelos don’ts:

  • Não lave o rosto em água quente nem demore demais no banho quente, o calor só piora a oleosidade;
  • Evite lavar o rosto em excesso: duas lavadas bem feitas ao dia valem mais que um excesso de lavagens ruins;
  • Tire da sua vida gorduras saturadas e carboidratos. A soja processada, as bebidas alcoólicas e a carne vermelha também são agentes de oleosidade na pele;
  • Óleo + óleo = ainda mais óleo! Sempre busque por produtos Oil-Free. O óleo é um veículo muito usado nos cosméticos, mas infelizmente você não pode se dar à comodidade de usar esses cosméticos. Vai ter de ler as embalagens e talvez até desembolsar um pouquinho a mais, mas garanto que vai fazer muita diferença.

Fuja mesmo daquilo que contém óleo, e evite também matérias primas como aveia, própolis, ureia e uva.

Agora vamos falar daquilo que vai ajudar na sua vida:

  • Vou dizer outra vez: OIL-FREE! Se você tem pele oleosa, tenha esse carinho consigo mesma 😉
  • Ao invés do mais óbvio, como barras de sabonete e cremes, seria bem melhor buscar por produtos de limpeza e hidratação com outras texturas, como géis e espumas, de preferência com ácido salicílio e enxofre, que são potentes esfoliantes, e através desses veículos, a limpeza será profunda e menos agressiva;
  • Não são só os hormônios os vilões da pele oleosa, tem mais: pele com oleosidade não é a mesma coisa de uma pele naturalmente oleosa. Pode ser que você esteja deixando de tomar algumas precauções e esteja causando um estrago inadvertido na sua pele.

Tome alguns cuidados religiosamente: não durma de make e faça uma remoção completa e profunda; use água fria para lavar o rosto; beba muita água; tenha uma alimentação balanceada; use filtro solar.

Rotina de cuidados com a pele oleosa

Além dos cuidados que acabei de citar, é importante lavar seu rosto pelo menos em dois momentos do dia, de preferência ao acordar e antes de dormir.

Dê preferência aos sabonetes líquidos e lave com cuidado e longamente.

Depois disso, é importante aplicar tônico facial, ele oferece uma pós-limpeza e equilibra o pH da sua pele. É importante evitar produtos com consistências muito artificiais, pois geralmente existem muitos processos para que cheguem naquele formato, ficando geralmente bem alcalinos e diferentes do pH médio da pele. E isso vale para as makes também!

Depois do tônico, outro cuidado especial é na hidratação: como já te contei, evite o óleo e texturas emplastradas em geral. Escolha o mais suave e efetivo, que não obstrua sua pele.

Esfolie ocasionalmente sua pele, alternando entre os dias e sem excessos.

Busque por fontes de Vitaminas A, C e E, pois elas fornecem um importante efeito antioxidante e de reposição nutritiva para que o óleo não destrua a saúde da sua pele.

E como fica a make?

Oras, é claro que você pode usar make, não precisa sofrer. Ela só requer alguns cuidadinhos especiais, ok?

Antes de tudo: o primer é seu grande amigo. Ele vai ajudar a preparar de forma suave a pele. Em compensação, por mais que a base tenha o aspecto mate tão desejado, esse efeito não vem apenas dela, então não abuse e procure por aquela com a textura mais suave o possível (ah, e claro: tudo oil-free).

Uma alternativa bem legal e prática que você vai amar é o uso de BB Creams, que são muito versáteis e têm versões pra todos os gostos, especialmente para peles oleosas, vale a pena conferir.

O é um dos agentes principais da make, porque ele absorve a umidade e tira o brilho, então vale a pena regular na base e caprichar no pó.

E aí, gostou das dicas? Cuide com muito carinho da sua pele, seu bem-estar vale tudo! Aqui no Coisas de Taty nós estamos sempre com as melhores dicas de makes e skin cares nacionais e importadas para você, siga nossa loja no Instagram e assine a newsletter do blog para receber materiais feitos com muito amor para você <3 

coisasdetaty

Deixe um comentário