Logo Coisas de Taty
Logo Coisas de Taty

Qual o seu tipo de pele? Conheça as dicas para cuidar de cada um!

A pele perfeita é considera um sonho inacessível para muitas mulheres, mas mantê-la saudável e linda não é tão difícil assim. Com alguns cuidados simples na rotin, e um pouco de atenção ao tipo de pele que você tem, é possível encontrar produtos ideias e caprichar no skincare com muita facilidade.

Formada por três camadas, a pele é considerada o maior órgão no corpo humano. A epiderme garante proteção contra os danos externos, já a derme se concentra como intermediária e é formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal; por fim, temos a hipoderme, que mantém a temperatura e acumula energia para as funções biológicas.

Adicionar os cuidados com a pele na rotina vai muito além da estética, já que a hidratação e a proteção direcionada para a necessidade que sua pele apresenta pode sim mantê-la mais saudável. Porém, antes preparar sua rotina com cremes e hidratantes, é importante saber qual o seu tipo.

Confira a nossa live sobre cuidados com a pele no inverno:

https://www.instagram.com/tv/CBRpKXKjVFQ/

Para te ajudar nessa missão, o Coisas de Taty separou um guia completo sobre os principais tipos de pele e como cuidar de cada um deles. Venha conferir nossas dicas!

Aprenda a reconhecer o seu tipo de pele!

Assim como os cabelos, e até mesmo na maquiagem, a pele também muda para cada pessoa. E para garantir um skincare que gere resultados positivos, é preciso estar atento a cada detalhe que caracteriza a sua. Existem 4 tipos básicos de pele: a normal, a seca, a oleosa e a mista. Entenda como identificar a sua!

  • Pele normal

Esse é o termo comumente usado para definir uma pele naturalmente balanceada, que equilibra, na zona T (testa, queixo e nariz), uma umidade que se divide entre oleosa e seca. Apesar desse tipo ser considerado o mais saudável entre os especialistas, é preciso pensar em cuidados específicos para ele.

Na hora de checar sua pele para entender se ela é normal, busque por poros finos, textura aveludada, boa circulação sanguínea, frescor uniforme e sem sensibilidade. Embora essa pele não apresente manchas, com o passar dos anos, ela pode se tornar seca, portanto, continue lendo este post para descobrir o melhor tratamento.

  • Pele seca

O adjetivo “seco” é comumente utilizado para descrever a pele que é incapaz de reter a quantidade de água necessária para se manter naturalmente umidificada. Essa deficiência é associada à produção em baixa escala de lípidos para realizar a proteção de influências externas na pele.

Normalmente, é possível encontrar diferentes níveis dessa condição, mas é quase uma unanimidade que elas se tornem cada vez mais secas com o passar dos anos, por isso o cuidado certo é tão importante. Homens e mulheres devem buscar um dermatologista para um tratamento estético ainda mais completo.

Sua pele apresenta uma transpiração constante? Está sempre rígida, sensível e áspera? Provavelmente ela é seca e está implorando por ajuda. Manchas, vermelhidão e possíveis infecções também podem ligar o sinal de alerta. Fique atenta!

  • Pele oleosa

A explicação aqui está fácil, não é mesmo? As pele oleosas costumam apresentar um alto índice de umidade, brilho excessivo e poros grandes e visíveis. Os cravos e espinhas aqui costumam ser protuberantes, e a maioria delas exige um tratamento estético combinado a manipulação médica. Se esse for o seu caso, não abra mão das duas etapas!

Muitas peles oleosas não apresentam essa característica inicialmente, apesar desse tipo ser muito comum. Grande parte dos casos acontece por genética, mudanças hormonais, reflexo de medicamentos, estresse e até mesmo cosméticos com alto índice de irritação.

  • Pele mista

Na pele mista, as classificações de pele sofrem uma variação constante entre a zona T e a bochecha, onde a primeira tende a ser mais umidificada e oleosa, e a segunda mais seca e equilibrada. Poros ampliados na testa, no queixo e no nariz também são uma característica do tipo mista, assim como os cravos e a falta de lipídios.

O cuidado ideal para o seu tipo de pele

Como podemos perceber, os diferentes tipos de pele apresentam características muito bem definidas, e tantas sensibilidades não devem ser ignoradas. Encontrar o produto certo é o primeiro passo para manter sua pele saudável e bonita. Não se esqueça, o hidratante e o protetor solar são essenciais, dos pés à cabeça!

Para limpar e proteger a pele normal, o mais indicado é apostar em um sabonete neutro, um protetor solar em creme ou emulsão, e finalizar os cuidados com um tonificante suave sem álcool. Na make, aposte sempre em bases translúcidas e hidratantes e no blush com acabamento em pó ou nas opções cremosas.

Identificou que sua pele é seca? Prefira os leites e loções de limpeza que não ofereçam nenhum tipo de agressão a suas sensibilidades (leia sempre o rótulo). Para uma maquiagem especial, busque sempre as bases líquidas ou cremosas e o blush acetinado. O acabamento em mousse também não pode ficar de fora da sua necessaire.

A pele oleosa requer um cuidado especial, porém, uma vantagem desse tipo é que, para a limpeza, ele só pede água e sabão antisséptico semanalmente, alternando com o comum. O truque da make está nos produtos oil free, desde a base até o protetor solar, procure soluções que não elevem a quantidade de óleo na sua pele.

Assim como nos sinais de identificação, os cuidados com a pele mista também apresentam uma dupla de produtos que trabalham juntos. Invista sempre nas loções desengordurantes e nos adstringentes para aplicação na zona T. A indicação de maquiagem aqui fica na mesma que para as peles normais, com bases hidratantes e blushs cremosos.

Conheça nossas outras dicas sobre os tipos de base para cada pele aqui no blog!

Cuidar da pele garante uma tela em branco linda e saudável para você brincar com as cores da maquiagem e abusar da criatividade nos looks. Por isso, não abra mão dessas dicas e encontre outras ideias que combinem com você no site do Coisas de Taty!

Nos vemos no próximo post!

 

coisasdetaty

Deixe um comentário