Logo Coisas de Taty
Logo Coisas de Taty

Tchau, manchas! Técnicas infalíveis para camuflagem de olheiras

As olheiras incomodam muitas das apaixonadas por maquiagem. São as famosas manchas escurecidas ao redor dos olhos, uma hiperpigmentação causada pela grande quantidade de vasinhos sanguíneos que irrigam a região superior do rosto. Apesar de muito comuns, esses sinais podem ser bem fortes e difíceis de cobrir, criando um visual cansado e envelhecido que pesa na autoestima de muitas pessoas.

Ao contrário do que muita gente acredita, olheiras não são causadas pela falta de sono. O que determina quem tem ou não sinais escurecidos são fatores genéticos, e algumas pessoas carregam olheiras desde a infância. Há quem desenvolva bolsinhas de gordura na parte superior e inferior das pálpebras, o que também pode ser uma insegurança.

A boa notícia é que, para quem se incomoda, esses sinaizinhos podem sim ser cobertos com maquiagem e uma boa dose de técnica, nossa grande aliada. Quer dicas infalíveis para camuflagem de olheiras, da correção levinha e natural ao super rebocão? Fique com a gente e confira:

  •  Color correcting: cancelando uma cor com outra

Vamos começar por uma das técnicas que mais faz diferença na cobertura das olheiras mais resistentes em termos de pigmentação. Sente que seus sinais são tão fortes que aparecem mesmo com o uso de um corretivo de altíssima cobertura? O color correcting pode ser a técnica perfeita para você!

O termo em inglês quer dizer, basicamente, correção de cor. Funciona de maneira muito simples: cancelamos uma cor presente no rosto pela aplicação de um corretivo colorido na cor oposta, com a mesma intensidade.

Você já viu um círculo cromático, aquele que organiza as cores em ordem e mostra os pares opostos? É exatamente esse exercício que se faz com o color correcting na maquiagem.

Para aplicar essa técnica, você deverá passar um tempinho diante do espelho, estudando a cor real dos seus sinais. A maioria das olheiras costuma ter um fundo azulado ou arroxeado, mas algumas podem ser esverdeadas e até avermelhadas. Conheça seu rosto e escolha o produto que melhor se adequa.

De acordo com o círculo cromático, olheiras arroxeadas devem ser corrigidas com tons alaranjados e pêssego, enquanto olheiras esverdeadas pedem algo mais avermelhado. Um cuidado importante a ser tomado é a intensidade da cor aplicada. Nada de aplicar um laranja ou vermelho vivos e sólidos abaixo dos olhos. A cor deve ser muito leve e clara, quase sumindo, em uma camada muito fina que seja fácil de cobrir.

Aplica-se o corretivo colorido e, logo em seguida, faz-se a cobertura com seu corretivo tradicional, tampando toda a área aplicada. A mesma técnica pode cobrir qualquer sinal resistente no rosto que apareça através do corretivo ou base tradicionais: cicatrizes, hiperpigmentações, acne, manchas, sombra de barba, etc. Se feita com precisão e sutileza, pode te ajudar a atingir uma pele perfeita.

  • Baking: reboco blindado

Se você veio até aqui procurando por uma cobertura de olheiras poderosa e blindada, o baking é a saída. A técnica é super antiga, mas se popularizou no Instagram em 2015 e, desde então, não saiu do repertório de make das mais antenadas.

Consiste no uso de um bom corretivo de alta cobertura seguido da aplicação pesada de um pó facial translúcido. A camada de pó deve permanecer ali por alguns minutos, tempo suficiente para que o calor do rosto fixe a pigmentação. Ao final, é só tirar os excessos com um pincel fofinho, em espanadas suaves.

Um ponto perigoso da técnica é o ressecamento e possível efeito craquelado, que podem evidenciar as olheiras. Se sua pele já é seca, vale cuidar da hidratação dos olhos antes de fazer seu bake. Tenha cuidado com hidratantes muito grossos e pesados, que podem fazer tudo se acumular nas linhas finas.

Vamos combinar que essa técnica definitivamente não é para quem busca cobertura natural. O bake produz um iluminado bastante saturado e teatral, que pode ser visualmente impactante e muito interessante para foto e vídeo. Se essa for sua intenção, se joga! Fica lindo.

  • Nontouring: camuflagem ultranatural

Você já ouviu falar de nontouring? Isso mesmo, nontouring, como se fosse o contrário de contouring, o contorno, em português. Pode parecer confuso, sabemos, mas a gente explica tudo certinho!

A comunidade da maquiagem deu o nome nontouring para a mais nova técnica queridinha que vem transformando a forma com que muita gente se produz. Consiste em criar novas formas no rosto usando luz e sombra artificiais, assim como se faz com o contorno.

Com o nontouring, porém, nossa matéria-prima será essencialmente a luz. Enquanto no contorno usamos tons escuros para desenhar sombras no rosto, criando concavidades, no nontouring usamos tons claros para desenhar luzes e criar volumes.

A técnica também é diferente do strobing ou do iluminador comum, que consiste no destaque dos pontos altos da face com partículas de brilho. Com o nontouring, iluminamos os pontos côncavos da face com o objetivo de corrigi-los e, para isso, não se usa glitters ou partículas de brilho. Basta um corretivo em tom levemente mais claro que sua pele.

Já deu pra imaginar como isso pode ser usado na hora de esconder olheiras: com precisão, aplica-se a “luz” aos pontos mais profundos dos olhos, trazendo-os para frente e criando um visual limpo, acordado. Essa técnica promove o efeito mais natural de todos e funciona bem com olheiras volumosas, em que há bolsinhas de gordura. Para “resolver” as olheiras mais pigmentadas, pode ser necessário aliar outros métodos ao nontouring.

  • Ame seus olhinhos do jeito que são!

A gente adora ter em mãos os artifícios corretos para mudar as feições do rosto e dar vazão à criatividade. Maquiagem é tudo de bom, mas fica melhor ainda quando não deixamos nossas inseguranças no controle. Por isso, junto com essas técnicas incríveis que você aprendeu, que tal colocar em prática a aceitação e amor próprio, enxergando as belezas que só você tem?

Amar-se é poder sair de cara lavada quando bem entender e usar aquele rebocão quando dá na telha! Suas olheiras não precisam ser motivo de vergonha e podem ser um elemento super cool em um look ousado, com aquelas referências diferentonas que a gente também ama. Já pensou nisso? Pois é, ser você mesma está muito na moda!

Tenho certeza que uma dessas técnicas acendeu aquela luzinha na cabeça das musas de plantão. E aí, já escolheu qual método vai tentar? Conte pra gente nos comentários! Adoramos falar com amantes de maquiagem como você.

Não perca as atualizações do nosso blog – postamos textos novos toda semana! Para muito mais conteúdo incrível sobre maquiagem e beleza, siga o Coisas de Taty no instagram. Nos vemos por lá!

 

coisasdetaty

Deixe um comentário