Logo Coisas de Taty
Logo Coisas de Taty

Dia do Batom: saiba tudo sobre esse item!

Todo dia 29 de julho o dia do batom é comemorado, celebrando o mais popular e amado item cosmético do mundo. Repleto de história, controversas e charme, o batom continua sendo essencial em qualquer estojo de make ou mesmo sozinho na bolsa, sempre pronto para fazer sua mágica de realçar qualquer qualquer look em questão de segundos!

Celebrando o dia do batom com muita história!

O uso de batom é tão antigo quanto conseguimos imaginar. Há cinco mil anos atrás o povo sumério (tanto mulheres quanto homens) já tinha o costume de esmagar gemas coloridas para adornar sob os olhos e nos lábios.

Os povos do rio Indo tingiam os lábios com ocre, enquanto no Antigo Egito a aplicação de maquiagem era um importante indicador de status social. Tanto homens quanto mulheres usavam perucas adornadas, pintavam o rosto, os olhos e os lábios com combinações químicas potencialmente intoxicantes.

Enquanto os egípcios punham a própria saúde em risco pela distinção social, os chineses também produziram espécies de batons fragrantes e hidratantes para os lábios, com cera de abelha.

A química e a boticaria, especialmente no Oriente Médio, ajudaram a dar as formas atuais do batom, com pigmentos menos tóxicos e mais hidratantes, compostos com combinações que envolviam a mistura de ceras, óleos, pigmentadores e emolientes, para oferecer mais fixação, fragrância e textura.

Na corte da Rainha Elizabeth I

Ainda que na Europa da Idade Média pigmentar os lábios pudesse ser tomado até como sinal de bruxaria, a côrte da Rainha Elizabeth I, no Reino Unido, começou a desenvolver o hábito de tingir não só os lábios como o rosto, mas de forma bastante pesada.

A tendência de beleza do rosto pálido e dos lábios carmesins pegou na elite, mas a verdade é que ela escondia algo um pouco mais grave que apenas uma tendência cosmética: A Rainha Elizabeth I, na juventude contraiu a temida varíola, que costuma deixar graves sequelas, especialmente na pele do rosto.

As duas marcas registradas da rainha, pele pálida e lábios brancos, eram conferidos por uma composição de ceruse veneziano e vinagre, que continha altas quantidades de chumbo, e nos lábios, o cinábrio, que dava o tom avermelhado, continha altas quantidades de mercúrio, que acabava sendo engolido e entrando em sua corrente sanguínea. Não é difícil imaginar que numa base diária, essa combinação tenha sido letal.

O batom também era muito usado por homens para interpretar personagens femininas, em um tempo em que mulheres não podiam atuar, o que acontecia, por exemplo, nas trupes que interpretavam Shakespeare.

O batom nos tempos modernos

No século XIX, o batom não era visto com bons olhos, por motivos retrógrados que algumas pessoas afirmam até hoje…

O batom como conhecemos hoje é produto de grandes sacadas da indústria química. A composição no formato de bastão é que conferiu seu nome, batón, do francês, refere-se ao formato de bastão do produto, que costumava conter, além de óleos e emoliente, a base pigmentação proveniente do inseto cochonilha, que até hoje é um dos corantes vermelhos mais populares, que vai suco à salsicha.

O vanguardismo francês, que sempre rivalizou com os ingleses, acabou pegando no mundo todo, e as técnicas foram evoluindo e ganhando os corações femininos, quebrando estereótipos e compondo um dos símbolos mais icônicos da contestação pública das mulheres contra o chauvinismo.

Logo algumas das figuras femininas de maior renome da primeira metade do Século XX apareceram nas telas dos cinemas, deslumbrantes com lábios tingidos, quebrando paradigmas e popularizando de vez o batom, que passa a ganhar um valor simbólico de transição para a feminilidade adulta, de sex appeal, de originalidade estética, além de ganhar tons e mais tons;

Comemore o dia do batom com os maiores hits!

Hoje a variedade dos tons é enorme, além dos próprios tipos, é claro, entre os quais o batom cremoso, básico e impecável, fácil de retocar e hidratante, ainda por cima; o batom matte, novo queridinho, que dura muito mais e confere uma textura mais seca e matadora aos lábios; entre os dois primeiros, o batom acetinado agrada a gregas e troianas, com um aspecto bastante natural; o batom vinil é a marca registrada da femme fatale, intenso e brilhoso, certamente vai ser a cereja do look e, claro, o gloss, outra paixão nacional que pode ter ou não cor, passado sozinho ou sobre outro batom, garante um brilho delicioso!

Mas falando em tons, além dos universais vermelho, nude e tom do lábio, que ficam bem em todas as bocas, que tal outros tons incríveis, como

Vermelho escuro, o primeiro tom moderno, que causou tanta controvérsia;
Marrom, seja intenso ou mais acinzentado, vai dar um destaque para a região central do seu rosto;
Rosa-choque e laranja para looks totalmente modernos que brinquem com a paleta neon.
Vinho: outro clássico poderoso e atemporal.

Curtiu nossa postagem? Qual a cor do teu lábio hoje para celebrar o dia do batom? Conta pra nós!

Ah! Aproveita e assina nossa newsletter, assim você recebe todas as novidades da Coisas de Taty, na nossa loja você encontra dezenas de batons arrasadores pra fazer todo dia ser dia do batom!

coisasdetaty

Deixe um comentário